Desinfecção das narinas

Desinfecção das narinas - pombos - produtos para pombos - produtos para columbofilia

Desinfecção das narinas

Desinfecção das narinas

Desinfecção das narinas, fossas nasais e seios frontais, porquê e quando?

O pombo fica sujeito a muitas condições adversas que afectam e infectam as vias respiratórias superiores, resultando na necessidade de desinfecção das narinas.

Desobstruir, desinfectar, oxygenar, para ganhar.

Situações adversas que justificam a desinfecção das narinas:

Desinfecção das narinas

Transporte de pombos – desde que os pombos são enjaulados para as provas até que regressam aos seus pombais, ficam expostos a um conjunto de condições e substâncias que potencializam a contaminação e infecção das vias respiratórias superiores, obrigando à desinfecção das narinas.

– Confinamento em atmosferas saturadas e contaminadas, provocadas por uma ventilação deficiente e grande concentração de pombos;

– Locais e materiais com higiene e desinfecção deficientes;

– Grandes amplitudes térmicas e repentinas;

Contaminação no abeberamento (veja o vídeo “como bebe o pombo”)

– O ritmo respiratório acelerado, o grande volume de ar inspirado, em atmosferas cada vez mais poluídas, proporcionam maiores contaminações;

– Voo prolongado em atmosferas muito secas ou muito frias, irritam as mucosas nasais;

– O stress e o esforço físico da prova, baixam a resistência e a imunidade; os pombos ficam mais sensíveis a contaminações e infecções.

As vias respiratórias superiores são revestidas internamente por uma mucosa ciliada responsável pela filtragem, aquecimento e humedecimento do ar.

Em condições ambientais adversas, na presença de microorganismos, substâncias ou “corpos” estranhos, a mucosa reage produzindo muco.

????????????????????????????????????

FENDA PALATINA COM MUCOS

O muco são substâncias visco-elásticas de origem glicoproteica, servindo de substrato ao desenvolvimento de bactérias e tricomonas, as quais irritam os tecidos, provocando o seu engrossamento, diminuindo a secção das vias de ventilação (inspiração e expiração), condicionando o fornecimento de oxigénio e a expulsão do dióxido de carbono do organismo.

gotas nasais 2

gotas nasais1-

Uma ventilação (inspiração e expiração) deficiente não permite a oxigenação e expulsão de gases normal, ocorre a intoxicação do organismo por acumulação de metabolitos incompletamente degradados.

O rendimento energético das substâncias nutritivas utilizadas em situações de carência de oxigénio (anaerobiose) é muito menor. Menos energia e mais cansaço.

Pelo exposto, estás mais que justificada a necessidade de desobstrução e desinfecção das narinas e das fossas nasais com o OxygenPlus )

Respiratory Problems In Pigeons

Quando aplicar o OxygenPlus?

Recomenda-se a aplicação do OxygenPlus, na véspera de encestamento, chegada da prova, tratamentos às vias respiratórias, introdução de novos pombos no pombal, desmame dos borrachos, acasalamento e 2 a 3 dias antes do nascimento dos borrachos.

Contaminação, propagação, produção de muco e infecções respiratórias, causas e factores.

– Quando um pombo bebe introduz o bico e as narinas dentro da água.

O movimento da agua é feito através de “bombagem / sucção” (veja o vídeo: como bebe o pombo); em determinados momentos permite o refluxo, ou seja, água que estava dentro do bico volta ao bebedouro, ficando contaminada micro-biologicamente e com resíduos que servem de substrato ao desenvolvimento microbiano.

Forma-se uma “cultura microbiana” para contaminação e propagação de doenças.

A “cultura microbiana” é tanto maior, quanto mais pombos beberem do mesmo bebedouro, mais altas forem as temperaturas, menor for a troca da égua do bebedouro e a higienização dos mesmos.

A “cultura microbiana” pode ser potencializada através de aditivos, como “açucares” ou aminoácidos.

A utilização de 4 mililitros de HexaPlus por litro de água, evita o desenvolvimento e a propagação microbiana.

É fundamental, desobstruir,desinfectar, oxygenar, para ganhar.

OxygenPlus é essencial.

Interessa-lhe temas relacionados com este?

Então ……..

SUBSCREVA A
NOSSA NEWSLETTER

 

 

 

 

Share this post